Início‎ > ‎Projetos‎ > ‎

Danças Regionais

APRESENTAÇÃO: Este projeto faz parte do currículo de Educação infantil e da proposta pedagógica do Emei do Bairro Santa Mônica desenvolvida na disciplina de Educação Física. 1º Festival de Dança: Catira, Samba, Parentins, Axé.

PÚBLICO ALVO: GIII, 1.º PERÍODO, 2.º PERÍODO.

OBJETIVOS: Conhecer sobre a origem e as características das danças especificamente dessas regiões: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, Parentins. 
Trabalhar com a expressão corporal e o simbolismo infantil por meio da dança, possibilitando realizar movimentos propostos típicos da música.

JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral da criança e reconhecer a dança como patrimônio cultural da humanidade, proporcionando ao aluno o acesso aos bens culturais produzidos e sistematizados, além de ampliar as possibilidades de movimentar-se expressivamente através da dança e desenvolver " as atividades rítmicas e expressivas que consistem em ampliar as possibilidades de percepção do som, da música e da dança, respeitando o repertório artístico-estético das crianças". (Piccolo e Moreira 2012).


RESULTADOS: O projeto possibilitou aos alunos ampliar suas capacidades de integração social e afetiva e proporcionou aos alunos conhecer e reconhecer os elementos constitutivos da cultura de dança de diversas regiões do Brasil, bem como vivenciar as práticas corporais de diferentes ritmo, culminando na apresentação de coreografias para toda comunidade.

REFERÊNCIAS: 
 BRASIL Ministério da Educação, Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil. CNE/CEB. Parecer n.22/98 e resolução CEB n.1/99. Brasília, DF,1999.

PICCOLO Vilma Leni Nista e Moreira Wagner Wey. Corpo em movimento na Educação Infantil. 1º edição, São Paulo, Editora Telos (2012)

      



Comments