Início‎ > ‎Projetos‎ > ‎

Educação e Cultura Digital

APRESENTAÇÃO: Este projeto faz parte da proposta pedagógica da EMEI do Bairro Santa Mônica, atendendo alunos de 3, 4 e 5 anos.


JUSTIFICATIVA: No cotidiano escolar observamos que as crianças, trazem conhecimentos prévios em alguns aspectos da cultura digital, os quais devem ser considerados, pois estamos vivendo em uma época na qual as mídias estão presentes na sociedade. Portanto o EMEI do B. Santa Mônica encontra-se com o desafio de ampliar o conhecimento dessas novas linguagens, usando seus conhecimentos anteriores, oferecendo a seus alunos acesso aos recursos tecnológicos existentes na sociedade digital, a fim de que esses tenham a oportunidade de inseri-los em sua rotina, usando essa ferramenta que poderá contribuir no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica.

OBJETIVOS: Ampliar os conhecimentos sobre Educação e Cultura Digital na educação infantil estimulando a mente e o desenvolvimento intelectual das crianças, potencializando o aprendizado.

RESULTADOS: Esse projeto apresentou aos alunos novas possibilidades de percepção da linguagem e cultura digital, pois propiciaram atividades que auxiliaram no desenvolvimento integral do aluno.

REFERENCIAS: 
ALVES, Lynn. Relações entre jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In: Educação, Formação & Tecnologias, vol.1(2); pp. 3-10, novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt. AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANENSIAN, H. Psicologia ed

BRASIL. MINISTÉRIO DA Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. CNE/CEB. Parecer n. 22/98 e resolução CEB n. 1/99. Brasília, DF, 1999.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1996. 

FOTOS: